domingo, 8 de março de 2009

Coisas empoeiradas.

Estes eu escrevi a um tempo atrás, quando se é ferido e não se pode fazer nada contra, quando a vingança esta fora de cogitação. Sim. Sou covarde. Algum problema com isso?
Não há nada pior do que descobrir uma mentira daquela pessoa que você confia.


"Se verdade fosse boa, ninguém contaria mentira"

As pessoas mentem, todos mentem, eu minto, você mente.
É inevitável! Às vezes o tempo todo, ou sem perceber.
Mas o que nos leva a isso?
Algumas pessoas mentem para protegerem você, ou outra pessoa, mentem pelo prazer de te ver sofrer, ou para te fazer rir.
A mentira afasta, coroe, penetra na carne e apodrece, torna-se visível...
É insaciável, suculenta, saborosa... todos já sucumbiram a ela, todos querem dar sua mordida na maçã.
E quanto mais descobrimos a verdade sobre essas mentiras, mais os muros a nossa volta cedem, as pessoas caem, o chão parece desaparecer sob nossos pés.
Mas se mentir fosse a solução, eu mentiria pra você e me sentiria melhor e você mentiria pra mim para que eu me sinta melhor.
Isso dói, quando se descobre, sempre dói. Todo mundo conta uma mentira que dói, mas cedo ou mais tarde, e não me diga que nunca fez isso. Não conte essa mentira.
Então prefiro, nem verdade nem mentira, deixar apenas na lembrança as coisas boas, que mesmo que a mentira tenha sombreado, vou guarda-las e aprender que as pessoas sempre vão mentir, independente do que aconteça, do que façam.
O que muda é o que você faz, o que você se permite tornar depois.
Mas não se engane, eu também vou estar no chão, me erguendo ao seu lado.
Vou bater a poeira da roupa e confiar outra vez, mesmo que pra isso, eu precise contar uma outra mentira.


*

Por que é tão difícil ser sincero?
As pessoas sempre mentem, o engraçado e que nunca sabemos o porque.
Diga-me o que fazer ou o que pensar?
Tem coisas que eu gostaria de entender.
Como eu posso acreditar no que você diz agora?
São tantas mentiras, as vezes acho que devo começar a mentir também.
O mundo é feito delas, mas o que não te destrói te fortalece, não é mesmo?
Mas e quando você já esta calejado? Cansado? Destruído e despedaçado?
O que eu posso dizer...
A coisas que eu gostaria que não me contassem, a coisas que eu não gostaria de descobrir.
Eu sempre preferi a verdade, mas ela não adianta mais, depois de mil mentiras.
As pessoas mentem. Tente encarar os fatos e volte pra realidade.
Tudo não passa de uma grande mentira.


Muitas pessoas me criticaram por causa dessa frase; se verdade fosse boa ninguém contava mentira. A questão é você conseguir entender que quando a frase fala em mentira, não é aquela mentira cabeluda e espantosa, mas sim aquelas pequenas. As pequenas que se tornaram tão comuns que as pessoas nem tem mais conciência de que são mentiras. São há elas que me refiro. A presunção das pessoas de se habituarem a algo tão vergonhoso que torna-se essencial ao seu dia a dia. Pior! Não percebemos.
Ah sim, eu também minto, e nossa, que Deus seja testemunha, minto bastante, muito, e as vezes descaradamente. Não é por diversão, se eu critico é porque não me sinto a vontade em conta-las. E não sinto mesmo. Mas acontece, tento ao máximo não persistir nisso, mas acontece, acontece com todo mundo. O problema real disso tudo é quando se torna um habito. Mas longe de mim ou de você, nos pendurarmos na forca. Tem pessoas que mentem porque tem medo, por prazer, por divertimento, ou as vezes sem saber o porquê.
Mas e se eu não precisasse mentir? E se as pessoas realmente pudessem encarar a realidade? Será que no fundo nós mentimos porque também precisamos delas?
Mas no fim de tudo, se você parar para analisar, se verdade fosse realmente boa, e se as pessoas soubessem lidar com ela, nunca mentiríamos.

**

É no frio da noite que vem as maiores reflexões. No quarto escuro nos deparamos com nossos piores medos. O principal, sempre nós mesmos. Uma hora individual, indiferente se a uma pessoa ao lado ou não, a solidão mostra-nos o que podemos ser, ou até mesmo o que somos. São nesses momentos em que descobrimos o que não queremos que aconteça, se repita ou o que gostaríamos de fazer e não temos coragem.
Momentos em que não temos ninguém nos julgando, analisando ou esperando. O medo cresce, voltamos a ser crianças, sentimos falta do colo da mãe, admitimos nossos erros.
É no frio da noite em que choramos, abafando o soluço contra o travesseiro. Que olhamos pro lado e sentimos um vazio, ou o peito cheio. É quando percebemos a importância da vida, e de como ela pode não valer nada. Que lembramos de um desejo, ou de algo esquecido. Apertamos nossos olhos e pedimos a Deus e agradecemos a ele.
É no frio da noite que percebo o quanto fiz de errado, o que odeio, o que me fere. Onde eu descubro minha fraqueza, minha estupidez, minha falta de coragem. Que reconheço que sou melhor, independente, capaz.
É no frio da noite que me aqueço debaixo das cobertas, que escondo a lágrima quente, que solto a mente e tenho um amor de verdade. É no frio da noite que percebo, que não estarei sozinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário